Informações, Perguntas Frequentes Cidadão
Dúvidas Frequentes do Cidadão
18/07/2022
DÚVIDAS FREQUENTES
Tecle "Ctrl" + "f" para buscar a palavra desejada.
- Como consultar se um profissional está inscrito no CRO-RO?
Basta acessar o link: https://website.cfo.org.br/profissionais-cadastrados/ ou https://cro-ro.implanta.net.br/servicosonline/Publico/ConsultaInscritos/ e digitar seu nome, parte do nome ou número de inscrição.
- Como consultar se um Cirurgião-dentista é especialista?
Acesse: https://website.cfo.org.br/profissionais-cadastrados/ ou https://cro-ro.implanta.net.br/servicosonline/Publico/ConsultaInscritos/. Procure pelo nome, parte do nome ou número de inscrição.
- Na contratação de profissional de odontologia qual o documento que deverá ser exigido pelo empregador?
A Certidão de Regularidade Profissional que poderá ser solicitado pelo profissional no Serviços Online: (https://cro-ro.implanta.net.br/servicosonline/# ) e poderá ser emitida sem custos.
- Como fazer uma denúncia?
A denúncia deve estar endereçada ao Presidente do CRO-RO e ser apresentada em 02 (duas)
vias para ser protocolizada na secretaria do Conselho. Deve conter qualificação: nome, endereço atualizado, telefone, cópia do RG e CPF; Dados completos do denunciado: nome completo, endereço do lugar onde ocorreu o fato; Exposição dos fatos: narrar da forma mais detalhada possível; Apresentar documentos pertinentes: o denunciante poderá apresentar todos os documentos que comprovem os fatos alegados, como por exemplo, radiografias, laudos, marcação de consultas, receitas, atestados, propaganda, cartão de visita ou qualquer outro documento relativo a situação.
Conforme dispõe o art. 7º inciso V da lei 12527/2011, as informações sobre as políticas, organização e serviços do CRO-RO estão disponibilizadas em prazo instantâneo para consulta on-line no portal da transparência do CRO-RO. Os prazos para tramitação de processos estão na Resolução CFO-59/2004, que assim define:
05 dias úteis para entrega de citação (Art.10, § 1º);
15 dias para denunciado ofertar defesa (Art.11);
30 dias para lavratura de parecer final (Art.15);
15 dias para razões finais (Art.16);
10 dias para indicação de assistente técnico de perícia (Art.19, § 1º);
10 dias antes do julgamento para lavratura de Relatório Conclusivo (Art.21);
05 dias entes do julgamento para intimação das partes (Art.21, parágrafo único);
15 dias para contrarrazões (Art. 39, § 3º);
15 dias para o CFO julgar do recurso de revisão de suas próprias decisões (Art.36);
30 dias para interpor recurso ao CFO (Art.36);
01 ano para tramitação do processo ético (Art.58);
72 horas para obtenção de cópia e informações dia andamentos processuais;
Horário de audiências e julgamentos de segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h30 horas.
- A denúncia contra um profissional pode ser feita por telefone ou e-mail?
Não, precisa ser identificada e assinada para sua formalização. No entanto, as denúncias anônimas são apuradas e podem ser instaurados processos ex-officio.
*Ex-offício: Expressão latina que significa "por dever do cargo; por obrigação e regimento; diz se do ato oficial que se realiza sem provocação das partes".·.
- O que compete ao Responsável Técnico de uma Entidade Prestadora de Assistência Odontológica?
Código de Ética Odontológica:
Art. 33. Ao responsável técnico cabe a fiscalização técnica e ética da instituição pública ou privada pela qual é responsável, devendo orientá-la, por escrito, inclusive sobre as técnicas de propaganda utilizadas.
§ 1º. É dever do responsável técnico, primar pela fiel aplicação deste Código na pessoa jurídica em que trabalha.
§ 2º. É dever do responsável técnico, informar ao Conselho Regional, imediatamente, por escrito, quando da constatação do cometimento de infração ética, acontecida na empresa em que exerça sua responsabilidade.
- Posso saber se o cirurgião-dentista responde a processo ético profissional?
Não. O processo ético profissional tramita em sigilo.
- Posso fazer uma denúncia anônima?
Se for de tratamento odontológico (paciente x profissional) não. Se o objetivo for apenas informar uma possível violação ao Código de Ética, pode ser encaminhado por e-mail para: fiscalizacao-etica@cro-ro.org.br
- Posso pedir ressarcimento financeiro no CRO-RO?
Não. O CRO-RO apura somente a questão ética e não é foro competente para tratar de devolução de valores.
- O cirurgião-dentista pode se recusar a devolver a documentação do paciente, como por exemplo, raio x?
Não, pois o prontuário e exames são do paciente.
- Como faço para fazer uma denúncia contra um falso profissional de odontologia?
1 – Ligue para Vigilância Sanitária da localidade onde o fato está ocorrendo e denuncie;
2 – Entre em contato como o CRO-RO pelos seguintes canais, e denuncie:
FALE COM O CRO-RO
CRO-RO - SEDE
76.801-170 - Porto Velho-RO
Cadastrado por: Gestor em:
18/07/2022 22:48:42
Atualizado por: Gabriela Lopes em:
31/08/2022 10:47:41